logo

Conheça mais o estilo Fine Art Fantasy

Ensaio fotográfico fine art

A fotografia é um mundo de coisas, existe fotografia de todos os estilos e o estilo que eu amo e faço em muitas fotografias é o estilo Fine Art.. E o que seria o estilo Fine Art?

Fine Art também serve para designar um processo de impressão de fotografia, desenhos, artes digitais e pinturas. O processo consiste principalmente na dispersão de pigmento mineral em papéis de fibra de algodão, alfacelulose, telas  e outros, sendo usado equipamentos de ultima geração com a preocupação da durabilidade da impressão. Algumas impressões podem ter a permanência por exemplo de 250 anos ou mais.

Como podemos ver, a impressão fine art se preocupa bastante na durabilidade da arte impressa e a qualidade das cores, honrando as cores da imagem que será impressa.

A fotografia Fine Art, nada mais é do que um trabalho artístico, na qual o fotógrafo tenta transmitir um tipo de sentimento, muita das vezes fantasioso, na qual  muitos usam produções para acrescentar no cenário fotografado.

Antigamente, a fotografia fine art era denominada apenas para fotógrafos que faziam as fotos sem nenhum tipo de vínculo comercial, hoje, já vemos muitos fotógrafos que utilizam da fotografia fine art para realizar ensaios fotográficos como de gestantes, ensaios infantis, casais etc.

A Europa é o local onde a fotografia Fine Art Fantasy tomou destaque, existem muitos fotógrafos impressionantes que utilizam os temas da fantasia para poder compor a sua fotografia. Muitos são ligados a Era Vitoriana, medieval, terror, conto de fadas etc, como é o caso da Annie Mitova, Rebeca Saray, Laura Helena, Anita Anti, Kirsty Mitchell e AU-Contraire.

Foto de Brooke Shaden

Foto de Brooke Shaden

Nem toda fotografia com o intuito de ser Fine Art tem o processo terminado no local que foi feita. Muitos fotógrafos (eu me incluo nisso \o ) terminam os seus processos com a utilização de programas de edição de imagens para finalizar o seu trabalho.

Não existe um manual de instruções para a Fotografia Fine Art, você pode perceber que cada um dos fotógrafos citados, possuem um estilo único, onde cada um pode criar o seu. E o ramo dos trabalhos deles são voltados para revistas, exposições e ensaios fotográficos mesmo.

Aqui no Brasil, o tema é pouco abordado e conhecido, principalmente no Rio de Janeiro, mas hoje, já existem alguns poucos fotógrafos arrasadores também que fazem esse tipo de trabalho.

 Aqui vou disponibilizar dois vídeos lá do meu canal. Um com algumas fotos de fadas e  outro com um pouquinho do meu processo de edição de imagens.

Comentários

comente

Deixe um comentário <3