logo

Projeto SOS Meio Ambiente – Sereias e Concurso Ambiental.

projeto ambiental sereias

Olá olá!Mirella Ferraz - Projeto Ambiental

  Hoje estou aqui pra contar um pouco desse meu novo projeto fotográfico ambiental.

 Pra quem não sabe, eu sou bióloga também! E como bióloga-professora-fotógrafa, me vejo na obrigação de envolver o meio ambiente no meu trabalho fotográfico. Mas, não como uma forma de ”obrigação” > forçado. Mas sim, pelo fato de eu me sensibilizar pela causa da nossa Natureza, de eu ter plena consciência que o nosso Planeta precisa sim da nossa ajuda.

  Hoje, o desmatamento, poluição e extinção das espécies de animais e vegetais estão envolvendo sérios danos atuais, desequilíbrios ecológicos e que no futuro, muitos desses danos serão irreversíveis.

No atual momento, ainda conseguimos reverter algumas situações atuais, algumas muito difíceis (porém, não impossível) como a nossa Baía de Guanabara, Baía de Sepetiba, lixões, diversas espécies endêmicas ameaçadas, entre outros. Mas, para que isso seja possível, não é só o nosso governo esperando por ele, ok que tem que tomar alguma atitude para reverter estes danos, nós, como cidadãos devemos ter plena consciência Mirella Ferraz - Projeto Socialque acabamos prejudicando nosso planeta > nossa casa, e todas as espécies que neles convivem e precisam desses lares para poder sobreviver.

   É meio egoísmo da nossa parte, prejudicar um local que não é somente da espécie humana soberana, a que destrói que mora e consome tudo o que a Natureza nos oferece, destruindo o lar e envolvendo todas as outras espécies (animais e vegetais) que não nos prejudicam em nada, e ainda atuam no equilíbrio ecológico do nosso planeta.

Infelizmente, nem todas as pessoas tem essa consciência e por meio de um ensaio fotográfico diferente, nós tentaremos conscientizar as pessoas sobre todos esses danos causados pela raça humana, a que é racional… (racional… a que destrói a sua casa e os animais irracionais (não pensam) não destroem a própria casa. Essa definição deveria estar invertida, mas ok).

 Esse início do meu projeto fotográfico vai falar sobre dois temas: poluição das águas e pesca acidental. Você poderá conhecer mais sobre ele aqui.

Esse projeto foi feito em Grumari-RJ e eu contei com a participação da queridíssima sereia brasileira Mirella Ferraz, que além de trabalhar profissionalmente como Sereia, também é Bióloga e ativista; as atrizes Ananda Ismail e Mariana Queiroz e com a assistências dos queridos Thiago Mateu e Leonardo Brito.

O curioso desse projeto é que antes de eu sair de casa, eu juntei um pouco de lixo para poder levar pra fazer o ensaio e chegando lá na praia de Grumari (Recreio-RJ) a sujeira (plásticos, garrafas, sapatos) era tanta, que nós nem precisaríamos utilizar o humilde lixo que levei da minha casa.

 Triste, porém essa é a realidade do nosso país, realidade da grande maioria das lindíssimas praias brasileiras.

Assista ao vídeo e veja mais fotos aqui.

Concurso Ambiental

   Por meio de conscientização ambiental, eu, a Mirella Ferraz e a Camila Gomes da página Sereísmo, decidimos realizar um concurso de um ensaio fotográfico sereístico.

    Pra poder participar, a pessoa terá que responder a seguinte pergunta: O que você faz para salvar as sereias e o meio ambiente?

As respostas deverão ser colocadas aqui.

 A melhor resposta ganhará um ensaio fotográfico com:

  • 10 fotografias Fine Art

  • 20 fotografias comuns com tratamento de imagem

  • Cauda de sereia e acessórios inclusos para o ensaio

  • Ensaio fotográfico divulgado nas redes sociais

(a Mirella iria participar do ensaio também com o ganhador, mas devido a agenda super cheia, ela não pôde confirmar a participação 🙁 , mas vai quê?!).

Além de responder a essa pergunta, a pessoa terá que compartilhar a publicação fixada sobre o concurso lá na minha página do facebook e seguir no instagram e curtir no facebook as redes sociais a baixo:

Então é isso sereias e tritões, comecem a elaborar um texto maravilhoso que o concurso iniciará na terça-feira (dia 04/10)  e terminará na sexta-feira (dia 20/10)  e o resultado sairá no domingo (dia 23/10).

Regras:

  • A pergunta não poderá ser retirada da internet;

  • Será desclassificado quem não curtir/compartilhar/seguir;

  • O ensaio fotográfico será realizado entre os meses de novembro e dezembro, em um domingo na parte da manhã, com horário e dia a confirmar, conciliando a minha disponibilidade e a do ganhador;

  • Os custos (transporte, alimentação etc) serão por conta do ganhador;

  • As fotografias serão divulgadas na internet ;

  • Outras pessoas não poderão participar das fotos do ensaio fotográfico, mas o ganhador poderá levar acompanhante;

  • As fotografias serão entregues pela internet em até 45 dias após o ensaio fotográfico. Elas serão disponibilizadas pelo Dropbox para o download das mesmas;

  • Apenas 10 fotografias terão edição Fine Art, as outras 20 fotografias terão edição comum de fotografia.

  • Caso a pessoa não siga as regras, será desclassificada.

  • O ensaio será realizado em alguma Praia do Rio de Janeiro, o local será definido com o ganhador.

  • Qualquer pessoa poderá participar, inclusive de outros estados, arcando com os seus próprios custos. (Caso uma pessoa de outro estado queira participar, mas só poderá realizar o ensaio somente em outra data após dezembro, não tem problemas, nós veremos outra data);

  • Menores de idade poderão participar com a permissão dos responsáveis.

Boa Sorte !

Mirella Ferraz

Obs sobre projetos sociais: Eu tenho diversas idéias sobre fazer projetos sociais envolvidos com o meio ambiente, porém alguns precisam de verbas para poder aprontar alguns cenários/figurinos, que infelizmente eu não possuo no momento. Caso alguém queira participar , é só me avisar. Bj bj.

Comentários

comente

Deixe um comentário <3