logo

Projeto SOS Meio Ambiente – Sereias e Concurso Ambiental.

projeto ambiental sereias

Olá olá!Mirella Ferraz - Projeto Ambiental

  Hoje estou aqui pra contar um pouco desse meu novo projeto fotográfico ambiental.

 Pra quem não sabe, eu sou bióloga também! E como bióloga-professora-fotógrafa, me vejo na obrigação de envolver o meio ambiente no meu trabalho fotográfico. Mas, não como uma forma de ”obrigação” > forçado. Mas sim, pelo fato de eu me sensibilizar pela causa da nossa Natureza, de eu ter plena consciência que o nosso Planeta precisa sim da nossa ajuda.

  Hoje, o desmatamento, poluição e extinção das espécies de animais e vegetais estão envolvendo sérios danos atuais, desequilíbrios ecológicos e que no futuro, muitos desses danos serão irreversíveis.

No atual momento, ainda conseguimos reverter algumas situações atuais, algumas muito difíceis (porém, não impossível) como a nossa Baía de Guanabara, Baía de Sepetiba, lixões, diversas espécies endêmicas ameaçadas, entre outros. Mas, para que isso seja possível, não é só o nosso governo esperando por ele, ok que tem que tomar alguma atitude para reverter estes danos, nós, como cidadãos devemos ter plena consciência Mirella Ferraz - Projeto Socialque acabamos prejudicando nosso planeta > nossa casa, e todas as espécies que neles convivem e precisam desses lares para poder sobreviver.

   É meio egoísmo da nossa parte, prejudicar um local que não é somente da espécie humana soberana, a que destrói que mora e consome tudo o que a Natureza nos oferece, destruindo o lar e envolvendo todas as outras espécies (animais e vegetais) que não nos prejudicam em nada, e ainda atuam no equilíbrio ecológico do nosso planeta.

Infelizmente, nem todas as pessoas tem essa consciência e por meio de um ensaio fotográfico diferente, nós tentaremos conscientizar as pessoas sobre todos esses danos causados pela raça humana, a que é racional… (racional… a que destrói a sua casa e os animais irracionais (não pensam) não destroem a própria casa. Essa definição deveria estar invertida, mas ok).

 Esse início do meu projeto fotográfico vai falar sobre dois temas: poluição das águas e pesca acidental. Você poderá conhecer mais sobre ele aqui.

Esse projeto foi feito em Grumari-RJ e eu contei com a participação da queridíssima sereia brasileira Mirella Ferraz, que além de trabalhar profissionalmente como Sereia, também é Bióloga e ativista; as atrizes Ananda Ismail e Mariana Queiroz e com a assistências dos queridos Thiago Mateu e Leonardo Brito.

O curioso desse projeto é que antes de eu sair de casa, eu juntei um pouco de lixo para poder levar pra fazer o ensaio e chegando lá na praia de Grumari (Recreio-RJ) a sujeira (plásticos, garrafas, sapatos) era tanta, que nós nem precisaríamos utilizar o humilde lixo que levei da minha casa.

 Triste, porém essa é a realidade do nosso país, realidade da grande maioria das lindíssimas praias brasileiras.

Assista ao vídeo e veja mais fotos aqui.

Comentários

comente

Deixe um comentário <3