Imagem capa - Qual o melhor lugar para fazer ensaio fotográfico de casal no Rio de Janeiro? por Roberta Guido
Fotografia

Qual o melhor lugar para fazer ensaio fotográfico de casal no Rio de Janeiro?




Com tantas opções para fotografar casais, quais os lugares mais indicados?

Quais as principais perguntas a se fazer antes de escolher um lugar?

Antes de tudo, confira com o casal quais lugares possuem uma representatividade na vida deles como casal! Antes de fotografar em qualquer lugar, é legal ter essa junção na fotografia de lugar especial e que conte uma historia deles, No

No ensaio fotográfico da Narjara e do Renato a cima, eles escolheram o Parque Nacionall de Itatiaia pra fazer seu Pré Wedding, e isso porque eles são de Quatis (que é próximo ao local) e eles queriam um ensaio que tivesse a representatividade do local que eles moram! Foi uma experiência maravilhosa! Chegamos ao local as 10h da manhã e saimos as 17h em um frio de 2º graus :o !








E depois de perguntar quais lugares possuem alguma representatividade para o casal, você pode fotografar nesse lugar e caso eles não tenham ou, você pode ir para outro local também! E o que eu eu prefiro e acho que fica maravilhoso não só para pré wedding, Street Wedding, ensaio fotográfico gestante, retratos femininos etc, lugares em que o cenário seja um horizonte e que tenha contato com o céu.

Se você observar, 80% das minhas fotografias possuem um horizonte com um céu no fundo, fica muito mais bonito e artístico! É claro que nem sempre no local escolhido, teremos essa opção! Falando aqui do Rio de Janeiro, ensaio fotográfico no Parque Lage por exemplo, é bem popular, mas não nos dá essa opção! 

Quando a pessoa fotografada te der a opção de escolher um lugar, prefira campos, montanhas ou praias pois sempre nos dá esse horizonte maravilhoso ligando ao céu! Mas claro, vocês podem fazer o ensaio no local que representa para o casal e depois continuar o ensaio em outro local, nada impede de vocês fazerem ensaios em diversos lugares, certo?







E onde aqui no Rio de Janeiro achamos lugares assim para fotografar?

Alguns que conheço: Nas pedras da Praia de Joatinga

Itacoatiara em Niterói

Pedra Branca na Taquara

Indo  para Seropédica e passando um pouco de lá, existem diversas 'mini montanhas'' que dá pra fazer o ensaio, ou por ali mesmo, existem diversos campos, plantações que dá pra fazer ensaio também.



Veja a baixo algumas cenas de filmes com o horizonte ligando ao céu! é maravilhoso!











Mas, isso não será possível, Roberta! Qual outro cuidado eu devo tomar?

Na verdade esse é um cuidado para qualquer ensaio fotográfico, consciência de onde se esteja fotografando e tomando cuidado com a poluição visual, informação exagerada no ensaio fotográfico fica feio! Devemos sempre tomar cuidado com isso! O principal da fotografia, são os fotografados, então fotografar com muitas informações ao redor, não é bem vindo e bem visto. É claro que nem sempre o fotografado perceberá isso, até porque ele pode não entender muito de composição visual, mas isso é dever do fotógrafo.